terça-feira, 30 de junho de 2009

Luto !!! de novo !!!



A coreógrafa alemã Pina Bausch, considerada como uma revolucionária na dança moderna, morreu nesta terça-feira, 30, aos 68 anos, informou o Teatro de Dança Wuppertal, onde construiu boa parte de sua carreira. Recentemente, foi diagnosticado um câncer na coreógrafa.

Nos anos 70, Pina foi a criadora de novas formas e estilos no teatro de dança, que dez anos depois chegou a ter a mesma importância que o teatro dramático na Alemanha.

A obra de Pina combina muitos tipos de música, que vão desde canções populares à música clássica, e mistura também a dança propriamente dita com os recursos dramáticos. As coreografias da bailarina, que estreou como coreógrafa em 1968, caracterizam-se por uma junção de teatro e dança moderna, refletindo sentimentos humanos como a tristeza e o amor.

Entre as suas produções mais conhecidas estão "Komm tanz mit mir" ("Vem, Dança Comigo", 1977), "Keuschheitlegende" ("Lenda de Castidade", 1979) e "Viktor" (1986), ou "Café Muller". O trabalho de Pausch pode ser visto também no cinema, no filme do diretor Pedro Almodóvar "Fale com Ela" (2002).

Em setembro espetáculos como "Café Muller" estrão em cartaz no Brasil !!!!

Pina Bausch - 1940 - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário